DISCIPLINA: Seminário de Ontologia IV
PROFESSOR: Ulysses Pinheiro
HORÁRIO: quartas-feiras, das 16:00h às 19:00h
OBJETIVO: Explorar as características de uma literatura feita por autores que não apenas apoiaram ou fizeram parte de regimes tirânicos, opressivos e/ou fascistas, mas que incorporaram o pensamento totalitário em suas próprias obras, com o objetivo de entender como (e se) isso afeta o próprio conceito de literatura, tal como ele é concebido pela modernidade.
PROGRAMA: Em Aula, o texto publicado de sua lição inaugural no Collège de France, Roland Barthes afirma que “A língua, como performance de toda linguagem, não é nem reacionária, nem progressista; ela é simplesmente fascista”. Mas é possível, acrescenta ele, entender a língua fora do poder [hors-pouvoir], “no esplendor de uma revolução permanente da linguagem, [que] eu denomino, de minha parte: literatura”. Essa duplicidade expressa bem uma certa ideia de literatura, tal como a concebemos contemporaneamente, que não é restrita a Barthes: forjada no século XIX, e tendo nascido ao mesmo tempo que aquilo que se entende algumas vezes como sendo uma de suas fases, a saber, a passagem do romantismo para o modernismo, essa confluência entre literatura e liberdade a representa frequentemente como o lugar do contradiscurso, realizando, na sua forma expressiva, a transgressão das formações opressoras vigentes. Ou seja, o ato de criação seria necessariamente, em si mesmo, subversivo e anticonservador. O curso pretende entender o que parece ser uma exceção a essa ideia de literatura: os textos escritos por autores comprometidos com regimes tirânicos, opressivos e/ou fascistas. Nesse caso, que está longe de ser raro ao longo dos últimos duzentos anos, seria preciso admitir que aquilo mesmo que contraria o ato de criação é sua condição de possibilidade. Os principais objetos de análise serão as obras de dois autores latino-americanos, Jorge Luis Borges e Nelson Rodrigues. O exame de suas obras acrescentará, à questão das relações entre literatura e tirania, peculiaridades coloniais manifestadas em seu apoio às ditaduras militares da Argentina e do Brasil.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura; fascismo; contradiscurso; liberdade; criação.
AVALIAÇÃO: Um trabalho no final do curso.
BIBLIOGRAFIA PRIMÁRIA:
BARTHES,
Roland. Leçon (1978). In: Roland Barthes. Œuvre complètes. Vol. V – Livres, textes,
entretiens (1977-1980). Paris: Éditions du Seuil, 2002, p. 427-446.
______. Aula. São
Paulo : Cultrix, 2017.
BLANCHOT, Maurice. L'Espace littéraire. Paris: Éditions Gallimard, 1955.
______. Chroniques politiques des années trente, 1931-1940. Édition préfacée, établie et annotée par David Uhrig. Paris: Éditions Gallimard, 2017.
BORGES, Jorge Luis. El Aleph. Buenos Aires: Emecé Editores, 1962.
______. Ficciones. Buenos Aires: Emecé
Editores, 2009.
DERRIDA,
Jacques e ATTRIDGE, Derek. Acts of Literature. London/New York:
Routledge, 1992.
______. Essa estranha instituição chamada
literatura. Belo
Horizonte: Editora UFMG, 2014.
FOUCAULT, Michel. “Littérature
et langage”. In: La grande étrangère. À propos de littérature.
Paris: Édition de l’École des hautes études en sciences sociales, 2013.
______. “Literatura e linguagem”. In: A
grande estrangeira. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
RODRIGUES, Nelson. O reacionário. Memórias e
confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
______. O beijo no asfalto. Toda nudez
será castigada. In: Teatro completo de Nelson Rodrigues. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BIBLIOGRAFIA SECUNDÁRIA:
ARMILLAS-TISEYRA, Magalí. The
Dictator Novel: Writers and Politics in the Global South.
Northwestern
University Press, 2019.
BATAILLE, Georges. La littérature et le mal. In : Georges Bataille. Œuvres complètes, IX. Paris: Gallimard, 1955.
CRISPOLTI, Enrico. “La política cultural del
fascismo, le avanguardie e il problema del futurismo”, in Felice, Renzo de (org.),
Futurismo, Cultura e Política. Torino, Fondazione Giovanni Agnelli.
GREEN, Mary Jean. “Toward an Analysis of Fascist Fiction: The Contemptuous Narrator in the Works of Brasillach, Céline and Drieu la Rochelle”. In: Studies in 20th Century Literature. Vol. 10: Iss. 1, Article 7, 1985. https://doi.org/10.4148/2334-4415.1175
LOUIS, Annick. “Dictatorship and Writing (1976–1983)”. In: Jorge Luis Borges in Context. Cambridge: Cambridge University Press, 2020.
MACHADO, Carolina Bezerra. “Cenas de um
anticomunista: as representações das esquerdas brasileiras em Nelson Rodrigues (1967-1974)”.
In:
Escritas, Vol. 6 n. 1 (2014) ISSN 2238-7188, p. 44-65.
MORRISON,
Paul. The Poetics of Fascism. New York; Oxford: Oxford University Press,
1996.
NOGHREHCHI, Hessam. “Le fascisme de la langue”. Littérature, n° 186, Juin 2017, p. 34-43.